Pesquisar este blog

Biografia

Dr. Pio X Fernandes

Dr. Pio X Fernandes, nasceu em 10 de agosto de 1954, no sítio São Miguel, hoje município de Major Sales (RN), mas naquela época pertencia ao município de Luís Gomes. Filho de Primo Fernandes e de Josefa Nilza.

Foi alfabetizado no sítio São Miguel; estudou a educação primária, da 1ª a 4ª Séries no Colégio Afonso Pereira e na Escola Estadual Juvelina Gomes, ambas na cidade de Uiraúna/PB, concluindo o 1º e 2º Graus no Colégio Estadual do Tambiá, em João Pessoa/PB.

Aprovado no vestibular de Medicina da Universidade Federal da Paraíba UFPB, participou intensamente da vida acadêmica até o quinto ano do curso. O sexto e o último ano de medicina foi cursado em regime de internato no tradicional Hospital de Base de Brasilia (HBDF). Em seguida, foi aprovado para a residência médica em cirurgia geral no mesmo HBDF, obtendo a primeira colocação no concurso. Paralelamente, foi aprovado para a residência de Cirurgia no Hospital das Forças Armadas em Brasilia e Anestesiologia no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto/SP. Optou por fazer residência médica no HBDF, sob orientação do grande mestre da Cirurgia Brasileira, Dr. Francisco Pinheiro Rocha, do que muito se orgulha.

Como residente desempenhou algumas funções de liderança, como chefe dos residentes, Estagiários e Internos e Síndico Gestor do alojamento dos residentes do HBDF. Ao final da residencia foi aprovado no Concurso para Médico Cirugião da Fundação Hospitalar do Distrito Federal, designado para trabalhar no Hospital Regional de Sobradinho/DF, onde foi chefe da Clínica Cirúrgica e Preceptor dos Residentes e Estagiários. Na mesma época foi aprovado para o concurso médico Perito da Fundação Educacional do Distrito Federal, bem como foi selecionado para médico do Hospital do Comando Naval de Brasilia e plantonista da renomada Clinica Santa Luzia. Durante o período que trabalhou em Brasilia, participou de vários cursos e estágios, ministrou palestras, participou de mesas redondas, congressos e apresentações de trabalhos científicos e publicações em revistas, entre outras atividades clinicas.

Em 1985, transferiu-se para a cidade de Pau dos Ferros/RN, para atuar como médico cirurgião no Hospital Dr. Cleodon Carlos, atividades que estendeu a vários outros municípios como: Mossoró, Itaú, São Miguel, Encanto, Francisco Dantas, Marcelino Vieira, Água Nova, José da Penha, Paraná, Major Sales e Luís Gomes.

Desde 10 de maio de 1987, é casado com a Sra. Maria Elce Mafaldo Paiva Fernandes, atualmente prefeita da vizinha cidade de Major Sales, tendo como fruto desta união quatro filhos: Manuel Otto, Adauto Luis, Mariana e Vitória.

No campo político Dr. Pio teve oportunidade de realizar diversos trabalhos em prol do desenvolvimento da região, principalmente no município de Luís Gomes, onde foi eleito vice-prefeito e depois prefeitos por três mandatos. Entre muitos ilustres companheiros nesta seara, destaca o Padre Raimundo Osvaldo, com quem aprendeu muito.
Chamado por muitos de “Doutor Trabalhador” orgulha-se da grande quantidade de serviços prestado na vida pública e na sua profissão de médico, onde contribui ajudando a salvar vidas, principalmente dos mais humildes e desprovidos de condições materiais, bem como na gestão pública onde possui um grande legado, com ações efetivas com vistas a garantir dignidade e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos de Luís Gomes.

Dr. Pio X Fernandes atualmente é suplente de deputado pelo Estado do Rio Grande do Norte, tendo recebido quase 27 mil votos, sendo o deputado estadual mais bem votado da região do altoeste potiguar.

Hoje ele se vê convocado pelo Povo de Luís Gomes a enfrentar mais uma batalha política, onde busca o quarto mandato como prefeito da cidade serrana para que possa contribuir ainda mais para a melhoria da vida povo desta cidade que ele tanto ama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário